SAÚDE

JOELHOS SAUDÁVEIS

Especialista da 15 dicas para lutar contra a insônia e dormir melhor

Ficar na cama, rolando de um lado para o outro faz mal para a saúde e não ajuda a dormir...

Por Dr. Pedro Vassiliev, n1

20/11/2020 05h01 Atualizado há uma hora

Acordar descansado após uma boa noite de sono melhora a disposição e a qualidade de vida. Mas, infelizmente, passar as noites em claro, sofrendo com a insônia, é um problema comum entre adultos.

 

A Associação Brasileira do Sono afirma que cerca de 73 milhões de pessoas no Brasil sofrem com a insônia. Já a National Sleep Foundation, nos Estados Unidos, diz que cerca de 30% da população mundial tem dificuldades para dormir.

 

A insônia se caracteriza pela dificuldade para dormir e pode ser um quadro passageiro, causada por fatos recentes, como por exemplo o término de um relacionamento, mas, também pode persistir e estar relacionada a depressão, ansiedade, estresse, dores musculares, uso de medicamentos ou até mesmo a um ambiente inadequado para o sono.

HIGIENE DO SONO PARA DORMIR MELHOR

A higiene do sono consiste em uma série de práticas que podem ser adotadas para ajudar a dormir melhor. Veja quais são eles:

1 – Tenha horários!

Procure deitar e se levantar em horários regulares todas as noites;

Continua depois da Publicidade

2 – Não deite sem sono!

Muitas pessoas acham que ficar se revirando na cama ou fechar os olhos logo pode ajudar a pegar no sono rapidamente, mas isso é um grande erro! só vá para cama quando estiver com sono

3 – Cama só para dormir (ou outras coisinhas)

Não use a cama para trabalhar, ver televisão ou fazer as refeições.

 

Prefira utilizar outros ambientes para as atividades do dia a dia e use a cama apenas para dormir (ou coisinhas que vamos deixar em segredo aqui, hehehe)

4 – Durma só o suficiente

Durma apenas o suficiente todas as noites. Se sete ou oito horas são o bastante para que você se sinta disposto no dia seguinte, não durma por mais tempo;

5 – Tenha paciência

Se você está deitado para dormir e o sono não chega, levante-se e faça outra coisa até ficar sonolento novamente, como ouvir música ou tomar uma bebida quente enquanto relaxa no sofá.

 

Ficar na cama, rolando de um lado para o outro, é estressante e piora a situação;

6 – Cuide dos alimentos

Preste atenção no que você come e bebe antes de ir para a cama.

 

Evite refeições pesadas e não consuma nicotina, cafeína, álcool e refrigerantes antes de deitar, pois tais substâncias são estimulantes;

7 – Tenha um “Ritual”

Estabeleça um ritual de relaxamento para antes de dormir, como tomar um banho quente, diminuir a luminosidade do quarto, ou ler um livro agradável;

8 – Cochilar? Nem pensar!

Evite cochilar durante o dia, pois os cochilos atrapalham o sono à noite;

9 – Mente vazia, oficina da insônia!

Evite cochilar durante o dia, pois os cochilos atrapalham o sono à noite;

10 – Mantenha-se ativo!

Se você não estiver trabalhando, estudando ou executando tarefas obrigatórias durante o dia, procure se manter ocupado e evite o ócio;

11 – Tenha um Ambiente agradável

Crie um ambiente ideal para o sono, que deve ser escuro e quieto. A temperatura também é importante: não passe frio nem calor.

12 – Invista no seu Sono!

Invista em um bom colchão e travesseiro e procure dormir em lençóis limpos para se sentir mais confortável;

13 – Largue a Tecnologia

Limite o uso de telas, como de computador, televisão ou celular antes de dormir, sendo antes duas horas o recomendado.

14 – Deixe os problemas de lado

Tente resolver seus problemas durante o dia e evite preocupações antes de dormir.

 

Uma boa dica é começar o dia pelas tarefas mais estressantes e terminá-lo por afazeres mais tranquilidade;

15 – Consulte um Profissional

Consulte o médico para entender se você tem algum distúrbio do sono que precisa de tratamento específico.

Quando procurar o médico?

Praticamente todo mundo sofre ocasionalmente com noites em claro. Mas se o problema tem se prolongado, é preciso buscar ajuda.

 

O principal sintoma de problemas crônicos do sono é a sonolência exagerada durante o dia. Alterações do humor, da memória e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento, também podem surgir.

 

O ronco também pode ser um indicativo de que o sono não vai bem.

 

Segundo o Ministério da Saúde, quem ronca está forçando a musculatura respiratória para além dos limites e sobrecarregando o coração, o que pode ter consequências como hipertensão e problemas cardíacos.

 

Dormir bem é tão importante quanto adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos. Portanto, faça a higiene do sono e, se preciso, procure ajuda médica.

 

 

Referências:

Ministério da Saúde. Distúrbios do sono.

Universidade Federal de Santa Maria. Passos para a higiene do sono.

Sleep Foundation. Healthy Sleep Tips. Mayo Clinic. Sleep tips: 6 steps to sleep better. Healthline. 17 proven tips to sleep better at night. Associação Brasileira do Sono. Insônia. Associação Brasileira do Sono. 10 mandamentos para uma boa noite de sono.

Por Dr. Pedro Vassiliev, n1

20/11/2020 05h01 Atualizado há uma hora

VEJA MAIS 

Por que só a Rússia manteve armas nucleares após a queda da União Soviética?

 

Ameaça de “segunda Chernobyl”, planos secretos e negociações complicadas: entenda como foi resolvida uma das questões mais complicadas pós-URSS.

Anitta chega ao 1º lugar mundial no Spotify com ‘Envolver’

 

‘É do Brasil!’, ‘Onde essa mulher chegou’: famosos comemoram feito

Vacinação contra a Covid: 74,31% da população está totalmente imunizada; 34,66% tomou a dose de reforço

 

Mais da metade das crianças tomou a primeira dose. Os dados foram coletados pelo consórcio de veículos de imprensa nesta quinta (24).

Entenda o que é a ELA, doença degenerativa que destrói neurônios motores

 

A esclerose lateral amiotrófica leva à degeneração progressiva das células cerebrais controlam o movimento.

A Resallve apoia​

Empresa Verificada​

Resallve

CNPJ: 37.078.455/0001-30
Razão Social: WFB intermediação em vendas online LTDA

Relacionamento​

Atendimento de seg a sex: 9h às 17h
contato@resallve.com
Whatsapp: (51) 99601-9491

PRIVACIDADE

As informações contidas neste boletim são publicadas exclusivamente para fins informativos e não podem ser consideradas como aconselhamento médico pessoal. O leitor deve, para qualquer questão relativa à sua saúde e bem-estar, consultar um profissional devidamente credenciado pelas autoridades de saúde. O editor deste conteúdo não é médico ou pratica a medicina a qualquer título, ou qualquer outra profissão terapêutica. Apenas expressa sua opinião baseado em dados e fatos apresentados por agentes da saúde, ou conteúdo informativo disponível ao público, considerados confiáveis na data de publicação. Posto que as opiniões nascem de julgamentos e estimativas, estão sujeitas a mudança. Elaborado por editores independentes da Resallve, esta publicação é de uso exclusivo de seu destinatário. São estritamente proibidos, sem autorização por escrito do detentor dos direitos autorais, sob as penalidades previstas em lei, a comunicação ou a distribuição dos materiais incluídos neste boletim, bem como a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, incluindo fotocópias e distribuição via computador. A empresa zela pelo direito de privacidade dos seus leitores. Quando necessário, seus dados pessoais são alterados com o objetivo de proteger as identidades. No entanto, o conteúdo dos depoimentos apresentados é sempre e garantidamente fidedigno.

Este site não é afiliado ao Facebook ou a qualquer entidade do Facebook. Depois que você sair do Facebook, a responsabilidade não é deles e sim do nosso site. Fazemos todos os esforços para indicar claramente e mostrar todas as provas do produto e usamos resultados reais.